panfletos de propaganda eleitoral devem emporcalhar SOROCABA neste domingo.




Partidos políticos e candidatos a prefeito de Sorocaba têm usado os panfletos de propaganda eleitoral para atacar os seus adversários. A distribuição desse material impresso foi intensificada nas ruas da cidade nessa reta final de campanha para os postulantes mostrarem os pontos negativos de seus rivais. O Partido Republicano Progressista (PRP), que apoia o candidato Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), produziu há uma semana um panfleto para atacar Renato Amary. O documento, do tamanho da metade do papel A4, mostra em destaque três números de processo relacionados ao postulante do PMDB.

O presidente do PRP, José Irã da Silva, confirma a produção dos panfletos e desconhece a quantidade de cópias produzidas para distribuição pelas ruas de Sorocaba. "Fizemos isso para mostrar quem é quem", comenta. Já o PMDB elaborou um panfleto com o título "Renato é ficha limpa!", após a liberação da candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No mesmo material impresso, o texto diz que "Pannunzio fez uma campanha baseada em espalhar boatos e mentiras".

No início desta semana, o juiz eleitoral Hugo Leandro Maranzano concedeu liminar para determinar a apreensão de panfletos de propaganda da candidata Iara Bernardi (PT). O documento, segundo o magistrado, continha texto de críticas contra o candidato do Psol, Raul Marcelo. O material impresso também apresentava uma foto do postulante ao cargo de prefeito de Sorocaba, que aparecia com o rosto desfocado. Com o título "Não dá para confiar", o texto afirmava: "O candidato do Psol não é opção para os trabalhadores nesta eleição. Trata-se de um político produzido para parecer jovem, mas com mentalidade velha e autoritária." Raul Marcelo, em reação ao ataque, disse que o material trazia inverdades.

Segundo João Leandro da Costa Filho, coordenador geral da campanha da coligação Amor e Respeito por Sorocaba, o panfleto é um dos instrumentos de campanha que têm uma eficácia muito boa. "Ele é o primeiro a atingir todas as residências e a chegar aos eleitores, independentemente das demais mídias", diz. De acordo com o representante do candidato Pannunzio, não é possível aferir a quantidade de panfletos produzidos durante a campanha eleitoral. "Foram milhões. O material foi produzido junto com os dos candidatos a vereador, divididos de maneira proporcional", completa.

A assessoria de imprensa de Renato Amary foi mais específica e divulgou a quantidade de 16,7 milhões de panfletos produzidos para a campanha, entre material exclusivo do candidato e dos postulantes ao cargo de vereador. "Não existe um estudo, mas é grande o número de pessoas que utilizam os chamados "santinhos" como "cola" no dia da eleição. "Isso é muito eficaz", comenta.

Já o Psol comenta que os panfletos podem exercer o papel de disseminadores das propostas e de apresentação dos candidatos. "Mas nestas eleições, comparativamente com as outras candidaturas, fizemos um número bastante reduzido de panfletos específicos para o majoritário", diz a assessoria do partido. "Tivemos apenas um panfleto destacando nossas propostas para o transporte público e um mais geral, que juntos não passaram de tiragem de 20 mil. De resto, os panfletos das candidaturas a vereadores contribuíram para a disseminação e divulgação das propostas do candidato Raul Marcelo", completa. ( deveria ser proibido este tipo de panfleto que nada contribui, e anda vão sujar as ruas amanhã, alias deveria ter um limite de material impresso pelos candidatos.
os garis agradeceriam.)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

fotos da NICOLE de pijama sexy e banho da VIVIANE

policia prende suspeito de atirar e,rapaz numa loja em SOROCABA

prostituição infantil entra em campo com tudo na copa, e ainda falam que combatem ah tá