humanos e neandertais teriam se misturados, então todos nós somos ...


Pesquisa publicada nesta quinta-feira (4) na revista científica “PLoS One” traz uma nova evidência de que os humanos modernos e os neandertais tiveram filhos uns com os outros.
O neandertal era uma espécie de hominídeo que se extinguiu há cerca de 30 mil anos. Em 2010, cientistas mapearam o seu genoma, e concluíram que todos os humanos não-africanos carregam genes que eram dos neandertais.
Duas hipóteses surgiram para explicar esse fato. Uma diz que esses genes viriam de um ancestral em comum, surgido dentro de um grupo de humanos que já tivesse deixado a África. A outra afirma que houve reprodução entre humanos modernos e neandertais. Com a pesquisa publicada nesta quinta, a segunda hipótese ganha mais força.
Estátua mostra como seria exemplar de neandertal, em museu na Croácia (Foto: Frumm John/Hemis.Fr)Estátua na Croácia mostra como seria neandertal
(Foto: Frumm John/Hemis.Fr/Arquivo)
A pesquisa
A equipe liderada por Sriram Sankararaman, da Universidade Harvard, nos EUA, tentou determinar em que momento os humanos não-africanos receberam os genes dos neandertais pela última vez. O estudo concluiu que isso ocorreu entre 37 mil e 86 mil anos atrás, e “mais provavelmente” há entre 47 mil e 65 mil anos.
“Se não houvesse miscigenação recente, então esperaríamos uma data acima de 200 mil anos, porque foi quando houve a separação entre os neandertais e os humanos modernos”, explicou Sankararaman.
Os especialistas usaram uma técnica chamada desequilíbrio de ligação. Cada pedaço do nosso DNA tem um comprimento diferente. Quanto mais antiga é a sua origem, maior ele é – os pedaços que vêm dos nossos pais são os menores. Assim, os cientistas conseguiram estimar quando os genes dos neandertais foram incorporados aos humanos.
Segundo Sankararaman, além de oferecer uma evidência a mais no estudo da evolução humana, o estudo tem o mérito de mostrar o potencial desta técnica para as pesquisas na área.
“Uma questão óbvia é se essa é uma ferramenta amplamente aplicável para datar miscigenações genéticas. É uma questão que estamos explorando no momento”, afirmou. ( ai vc pergunta e dai ? dai meu amigo que esta evidência derruba de vez esta história de raça 100% pura, que toda a humanidade é composta de misturas , os cientistas afirmam isso com todas as letras.
agora resta fazer todos os 7 bilhões e uns quebrados entenderem isso de vez .) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

fotos da NICOLE de pijama sexy e banho da VIVIANE

policia prende suspeito de atirar e,rapaz numa loja em SOROCABA

prostituição infantil entra em campo com tudo na copa, e ainda falam que combatem ah tá