mãe coragem denuncia filhos envolvidos no tráfico em SOROCABA














A mudança no comportamento dos filhos de 13 e 15 anos levou a auxiliar de limpeza Cíntia Elaine da Silva, 32 anos, a observá-los mais de perto. Na manhã desta sexta-feira (14), no bairro Alpes de Sorocaba – região do Parque Vitória Régia – ela encontrou porções de cocaína e dinheiro atrás do guarda-roupas no quarto dos jovens e não teve dúvidas: acionou o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e os levou ao Plantão Policial Norte.“Sei que fiz a coisa certa, pois uma mãe, que ama de verdade os filhos, faz tudo para salvá-los do envolvimento com o crime”, afirma a auxiliar de limpeza.

De olho/ “Há dois meses tenho observado o comportamento deles. Os meninos têm ficado muito na rua, sem me obedecer, demonstrando desinteresse na escola e com amigos estranhos”, conta.

Cíntia diz ter questionado muitas vezes os garotos sobre a mudança, mas sem nenhuma resposta satisfatória. 

Mãe de quatro filhos (de 5, 11, 13 e 15 anos), a auxiliar de limpeza conta  que se reveza em vários empregos paga garantir o sustento dos filhos sozinha. Há três meses ela se separou dos pais das crianças, que é usuário de crack há mais de 20 anos. “Eu sempre levei uma vida correta e no começo não sabia que meu marido utilizava entorpecentes. Só descobri quando nosso primeiro filho tinha pouco mais de um ano”, explica. 

Depois de 18 anos de sofrimento, a separação fez Cíntia se distanciar do marido que, segundo ela, deve estar pelas ruas sob o efeito da droga. Ele nunca mais foi visto.

Desde então, a auxiliar de limpeza deixou as duas filhas aos cuidados da avó e ficou com os dois filhos. “Meu ex-marido se recusou a abandonar a casa, então tive de sair com meus meninos. Vejo minhas filhas todos os dias e faço tudo o que posso para mantê-los unidos.” 
Com a mudança no comportamento dos filhos, ela passou a chegar do trabalho e ir buscá-los. “Jamais medi esforços para cuidar dos meus meninos. Por isso, já estive em pontos de venda de entorpecentes, praças, vielas e em várias casas do bairro”, declara.

Surpresa/ Certa de que havia algo errado, Cíntia diz que os novos amigos dos filhos a preocupavam. “Expulsei todos da minha casa, mas eles sempre voltavam a aparecer.” Foi então que, na manhã de ontem, enquanto os meninos dormiam, ela entrou no quarto, arrastou o guarda-roupas e viu as porções de droga e o dinheiro. “Foi um tremendo choque. Me senti muito decepcionada”, afirma a auxiliar de limpeza, visivelmente emocionada. 

Após questionar os filhos por algum tempo e sem obter respostas, ela ligou para o Conselho Tutelar e recebeu orientação para acionar a Polícia Militar.“Na cozinha, os PMs encontraram mais drogas dentro do pote onde guardo arroz. Fiquei horrorizada com tudo aquilo.”
 
Além disso, mais dinheiro de origem desconhecida foi achado na casa. Ao todo foram apreendidos 35 flaconetes de cocaína e R$ 60.

Ela acompanhou os filhos ao Plantão Policial Norte, onde o delegado de plantão, Marcelo Almagro, registrou um ato infracional de tráfico de entorpecentes em nome da dupla, liberando-os aos cuidados da mãe.

Ajuda/ Cíntia espera que o incidente sirva de lição para os filhos. “Lutarei até o fim para que eles não terminem como o pai. Meus filhos não serão assim”, afirma a mãe, que diz estar muito triste com a falta de reconhecimento dos filhos. “Eles cederam à influencia das companhias erradas e não deram o devido valor ao meu esforço.” 

Ainda na delegacia, Cíntia conta que deu novos conselhos aos adolescentes, pedindo para que pensem no pai, que vive sob a influência do crack, sem se preocupar com mais ninguém. “Se for para ver meus filhos perdidos no mundo do crime, prefiro vê-los mortos, pois sei o que é amar alguém que vive no mundo das drogas, que caminha sem rumo pelo mundo e destrói a própria vida. Não quero isso para eles”, afirma.

O Conselho Tutelar esteve na delegacia e inscreveu os jovens em programas sociais. “Serei a primeira a incentivar essas atividades, pois eu tenho fé que minha luta não será em vão. Eles irão se recuperar”, conclui.
Exemplo a ser seguido
Delegado Marcelo Almagro rasga eleogios à conduta da mãe
“Esta mãe, num momento de desespero, agiu corretamente transferindo o poder disciplinar dos filhos para a polícia e para o Estado. Agora seus filhos deverão sair desta situação e mudar suas vidas”, avalia o delegado Marcelo Almagro, que colheu o depoimento da auxiliar de limpeza Cíntia Elaine da Silva e de seus dois filhos, de 13 e 15 anos. 

Registro/Apesar da história comovente, o delegado  cumpriu todas as medidas previstas na lei para este tipo de caso. “O ato infracional foi registrado e eles responderão criminalmente pelos atos”, explica o delegado, que atua no Plantão Policial Norte, que abrange a região mais populosa da cidade e, consequentemente, com o maior registro de ocorrências de tráfico de entorpecentes. “A venda de drogas é o crime que gera mais ocorrências, revelando um problema social muito grande.”

O entorpecente foi recolhido, assim como o dinheiro resultante da venda de drogas. Os dois menores não forneceram detalhes da movimentação de entorpecentes durante o depoimento. Eles também preservaram o distribuidor da droga. “Sabemos que existem muitos pontos de tráfico naquela região, mas minha casa não será um deles”, diz Cíntia.

Modelo/ Após concluir o registro da ocorrência, o delegado Almagro avaliou como exemplar a atitude da mãe que, sem pensar duas vezes, agiu para colocar fim às atividades ilícitas dos filhos. “As pessoas devem fazer como ela: enfrentar os problemas de frente e não ter medo de buscar por ajuda.”
DenuncieDenúncias de crimes como o tráfico de entorpecentes podem ser feitas nos seguintes telefones emergenciais: 
disque-denúncia, por meio do 181; Polícia Militar no 190; Polícia Civil no 197 e Guarda Civil Municipal, no 199. Todas as ligações serão recebidas de forma anônima e de graça, todos os dias da semana, durante 24 horas.
Apoio de graça à população
Para encaminhamentos
O Conselho Tutelar atua exclusivamente com a proteção de crianças e adolescentes, incluindo ações sociais para retirá-los do mundo do crime e do envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Em Sorocaba, o Conselho Tutelar fica na avenida Doutor Armando Salles de Oliveira, 231, Trujillo. 

Para emergências
Nos fins de semana, os conselheiros de plantão podem ser acionados pelo número 199, que também é o telefone emergencial da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal.

Para auxílio imediato
O município conta com várias ONGs (Organizações Não-Governamentais) que atuam no combate ao uso de entorpecentes. Uma delas é a Pode Crer, que atende ao público de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, na rua João Pessoa, 57, Vila Jardini. O telefone para contato é 

(15) 8814-8287 ou por meio do e-mail: podecrer@podecrer.org.br 

( se todas as mães fizessem isso né ? sabe o que da impressão alias eu tenho certeza ? que as demais ( familias ?) sabem que seus filhos se envolvem com tráfico, mas levam dinheiro pra casa, ai quando são pegos dizem EU NÃO SABIA DOUTOR, não digo que são todas mas uma parcela ? por isso tem tanto di menor traficando, é o que acontece na ULISSES GUIMARÃES, a AV do tráfico na zona norte de SOROCABA. 

 agora resta esperar que esta mãe consiga livrar os filhos disso, o que vai ser uma dura batalha.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

fotos da NICOLE de pijama sexy e banho da VIVIANE

policia prende suspeito de atirar e,rapaz numa loja em SOROCABA

ANDRESSA URACH nua na fazenda teatro, combinado.