redes sociais ajudam a denunciar crimes, vamos lá gente, meter a boca no mundo.)

A internet, que já se consagrou como meio de informação, interação social e pesquisa de conteúdo, agora se firma também como um grande canal para denúncias de crimes e protestos.
Na era da bronca virtual, tudo pode ser postado e, principalmente, compartilhado por uma multidão de  internautas. Desde buracos nas ruas até crimes como roubos e furtos.
Dois estudantes de ciências da computação da Universidade Federal da Bahia criaram um site onde a vítima de um crime pode registrar onde, quando e que tipo de violência sofreu.
A página “Onde fui roubado” já tem dez denúncias de crimes em Sorocaba, nove em Bauru, 12 em Rio Preto, 46  somando as cidades do ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema). E na lanterna,  Jundiaí com apenas uma denúncia. Todas as informações estão no site    www.ondefuiroubado.com.br.
Pelo site a pessoa, além de dar as informações básicas do crime, ainda tem uma área para a vítima contar os detalhes da ocorrência. Em Rio Preto, por exemplo, três pessoas foram assaltadas no Jardim Nazareth em menos de 48 horas. As vítimas não são identificadas no site.
Cidadera / Outra página que já caiu no gosto dos internautas é o Cidadera.  Estudantes e ex-alunos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e da USP (Universidade de São Paulo) criaram o site e também um aplicativo para celular para a pessoa monitorar os problemas de sua cidade.
O Cidadera (www.cidadera.com) foi lançado em agosto e já registrou mais de 1.122 problemas em todo Brasil. Em Sorocaba, Rio Preto, ABCD e Jundiaí as principais reclamações são de buracos no asfalto, falta de iluminação e pichações.
Em Bauru há vários protestos de pontos de alagamento na avenida Nações Unidas. Para denunciar, basta baixar o aplicativo Cidadera na App Store ou Google Play Store, de graça. O programa funciona apenas em smartphones.
Com o GPS do celular, o aplicativo faz a localização da denúncia e com a câmera do aparelho, o usuário pode tirar uma foto do local. Quem não tiver smartphone, pode fazer a denúncia no site www.cidadera.com.
Denúncia de buraco em rua faz sucesso na rede
O fotógrafo Gabriel Antônio de  Oliveira, 23 anos, morador de  Mirassol, a 440 quilômetros de Sorocaba, passa todos os dias por uma rua do bairro Moreira, que está com muitos buracos. Cansado de sempre ver a mesma situação, resolveu  colocar a boca no trombone. No caso, soltar o verbo no facebook.
“Cada dia aparece um novo buraco na rua Madi Fares Madi. Acho que o prefeito deveria dar um rolé pelos bairros da cidade! Má qualidade do asfalto ou do serviço? Eis a questão…”.
O post gerou vários outros de moradores também revoltados com a situação do asfalto na cidade. Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a rua será recapeada na próxima etapa de recuperação de vias do município, mas não soube informar uma data.
InusitadoEm Votuporanga, o editor de vídeos Junior Calegari, 28 anos, ficou indignado com uma mulher que estava “lavando a rua” e postou uma foto dela no face. “Achei um absurdo e não imaginava que teria 120 curtidas e mais de cem comentários no post”, diz. A foto bombou na internet e outros moradores fizeram  imagens da mesma cena – desperdício –, mas de outros ângulos. “A bronca virtual tem um bom efeito, mas não supera o mesmo de uma  bronca presencial. As duas são importantes, mas cada uma com seu objetivo”. Segundo ele, o puxão de orelha virtual  faz do internauta um cidadão mais participativo.
BO é fundamentalA Polícia Militar esclarece que mesmo que a pessoa tenha feito a denúncia de um crime em uma página na internet tem de ser registrado o   boletim formal da ocorrência em uma delegacia. É com base nos boletins que a polícia desenvolve ações  investigativas  e  preventivas. As ocorrências  são colocadas em um programa  que mapeia os locais onde ocorreram os crimes no Estado de São Paulo.
alem o site onde fui roubado tem tb  o  http://www.wikicrimes.org/main.html   , www.cidadera.com   e tb este outro pra problemas em  em geral,  é isso ai galera , todos de celular na mão , prontos a denunciar qualquer coisa e entrando nos sites pra denunciar crimes , meter a boca geral nas redes sociais.) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

fotos da NICOLE de pijama sexy e banho da VIVIANE

policia prende suspeito de atirar e,rapaz numa loja em SOROCABA

ANDRESSA URACH nua na fazenda teatro, combinado.