a coisa ta fervendo em SALVADOR
A tropa de choque da Polícia Militar se juntou, na manhã desta segunda-feira, aos homens do Exército, das Forças Armadas e da Polícia Civil no cerco a Assembleia Legislativa da Bahia, onde está um grupo de policiais militares em greve. Ao menos dois helicópteros do Exército sobrevoam o local.

Parentes de PMs em greve tentam furar cerco
PF chega a Salvador para prender policiais militares em greve
Governador diz que policiais em greve em Salvador cometem crimes
Policial que cometer crime na BA vai para presídio federal, diz ministro
Justiça manda prender 12 grevistas da PM, diz governador baiano
Há princípio de confusão. No começo da manhã, um policial militar furou o cerco montado por homens do Exército e da Força Nacional ao redor da Assembleia e se juntou aos grevistas. Ele foi perseguido por um policial da Força Nacional, que desistiu ao perceber um grupo de PMs saudar o colega.
Familiares e policiais grevistas que estão do lado de fora da Assembleia também tentaram invadir o prédio na manhã de jpke. Eles foram contidos por homens do Exército, que dispararam balas de borrachas no chão. Policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar foram chamados e isolaram o grupo.
Choque
A tropa de choque chegou correndo ao local e se dirigiu ao fundo do prédio. Dezessete carros da Policia Militar do Semi-Árido --que não aderiram à greve-- também chegaram ao local por volta das 7h.
O cerco ao local começou no fim da madrugada e, segundo o Exército, tem o objetivo de isolar os manifestantes para depois executar mandados de prisão e esvaziar o prédio. A luz do local foi cortada na noite de ontem, que, de acordo com os grevistas, tem mulheres e crianças de PMs acampados.
Os PMs então em greve desde a noite da última terça-feira (31). O grupo pede a incorporação de gratificações nos salários. Eles recusam proposta de reajuste de 6,5% e prometem reagir no caso de um uma invasão por homens armados.
Os jornalistas são mantidos a 100 m de distância do local. No entanto, a reportagem daFolha viu urutus (veículo blindado de cerca de 15 toneladas, armado com metralhadora) se movimentando nas proximidades e a chegada de um urutu no local às 6h10. O clima é de extrema tensão.
Os grevistas estão reunidos no pátio da Assembleia, acompanhando a ação e passando instruções aos manifestantes utilizando um carro de som. Às 6h11, os manifestantes cantavam o hino nacional e acenavam com as mãos para os policiais, gritando: "Vem! Vem! Vem!"
Fabio Guibu/Folhapress | ||
![]() | ||
Homens do Exército fazem cerco a Assembleia Legislativa da Bahia, local onde estão policiais militares em greve |
O assessor do soldado Marco Prisco Caldas Nascimento, líder dos grevistas, Valdeck Filho, disse à reportagem que os militares se encontram a 50 m da assembleia e que a estratégia dos manifestantes é resistir até o fim. Nervoso, declarou "Vai acontecer uma chacina aqui, e o responsável é Jaques Wagner".
Ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), deu um ultimato para que os policiais militares desocupem a Casa até a meia-noite. "Quero a Casa que eu presido de volta. Não posso permitir que o Poder Legislativo seja esconderijo de foragidos", disse.
Na madrugada do último sábado (4), a reportagem esteve na Assembleia e estimou que havia entre 800 e mil pessoas na Casa.
Fabio Isamo Guibu/Folhapress | ||
![]() | ||
Exército participa de cerco a Assembleia Legislativa da Bahia; PMs em greve permanecem no local |
PRISÃO
Ontem (5), foi preso um dos 12 policiais militares grevistas que tiveram a prisão decretada na semana passada. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o PM é acusado de formação de quadrilha e roubo de um carro da corporação.
Ele é lotado na Coppa (Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental) e foi preso pelo comandante da companhia. Além de responder pelos crimes, o policial vai passar por um processo administrativo na própria corporação.
CRIMES
O número de homicídios registrados na região metropolitana de Salvador já chega a 89 desde o início da greve da PM, na noite da última terça-feira (31). Apenas na madrugada de hoje, já foram registradas três mortes desse tipo.
O dia mais violento até o momento foi a última sexta (3) quando 32 pessoas foram mortas. (nada como ano eleitoral , pra todos se aproveitarem pra fazer baderna e politicagem, e que se dane a população, maas ela tb tem sua culpa em votar em aproveitadores, urubus, quero ver em novembro , vão cagar de novo na urna ?)
Comentários