comunicado a população de SOROCABA, não podem mais morrem ns fins de semana, vejam o pq >

 Na noite de ontem, a comerciante Madalena Gomes Breda e familiares foram à PUC para contratar um serviço particular que fizesse a necropsia de um parente – Erick Pinheiro

Quem morrer de causa desconhecida em Sorocaba aos fins de semana só poderá passar pela necropsia, ser velado e sepultado na segunda-feira. Pelo menos essas são as regras que estão vigorando atualmente. O contrato entre a Prefeitura e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) de Sorocaba foi rompido em 24 de outubro deste ano e provocou o cancelamento do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Portanto, há praticamente um mês não existem médicos legistas de plantão disponíveis para atestar o motivo de um falecimento entre às 17h de sexta-feira e às 8h de segunda-feira.
O fim desse contrato causou transtornos para a família do aposentado Gonçalo Romildo Breda, 63 anos. Ele faleceu ontem, às 12h30, em sua residência no bairro Vitória Régia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, atestou o falecimento e coube ao serviço funerário Ossel encaminhar o corpo até a PUC-SP para passar pela necropsia.
Segundo a comerciante Madalena Gomes Breda, 40, cunhada do falecido, por volta das 15h30, a família foi avisada sobre a ausência de um médico legista. “Fomos avisados que o corpo seria liberado somente na segunda-feira”, diz.
A própria funerária Ossel notificou a família sobre o problema no SVO. Tanto que a empresa possui um documento com o comunicado do encerramento do serviço em 24 de outubro, assinado por Nelson Brancato, então diretor do SVO.
Os familiares de Breda foram até a Delegacia de Polícia Participativa (DPP) da zona norte de Sorocaba para elaborar um boletim de ocorrência. A queixa era sobre a falta de médico legista disponível para realizar o serviço. Depois, seguiram até a PUC e decidiram contratar o serviço particular de um especialista para a realização da necropsia.
O vereador Waldecir Morelly (PRP), amigo de Breda, acompanhou a saga da família e lamentou o fato. “A população não pode ser penalizada e estamos falando de seres humanos”, comenta. O parlamentar prometeu discutir o assunto na sessão ordinária de terça-feira da Câmara.
Morelly chegou a telefonar para o secretário de Governo e de Segurança Comunitária de Sorocaba, João Leandro da Costa Filho, para comentar o fato. O representante do Executivo disse estar indignado com a situação. O Cruzeiro do Sul tentou falar por telefone com o braço direito do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), mas as chamadas não foram atendidas.
A mesma situação ocorreu em 2 agosto de 2013 (clique e veja a reportagem). Na ocasião, o SVO foi temporariamente suspenso pelo Conjunto Hospitalar de Sorocaba nos fins de semana, sob a alegação de necessidade de reestruturação, e ao menos cinco famílias enfrentaram esse problema naquele período.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que tal serviço era de competência dos municípios. A Prefeitura disse que buscaria um entendimento com a PUC, que mantém o curso de Medicina na cidade, para a realização do SVO.
Dias depois, a Secretaria da Saúde de Sorocaba informou que providenciaria a municipalização do atendimento. O vereador Rodrigo Manga (PP) chegou a protocolar um requerimento na Câmara referente à portaria do Ministério da Saúde, datada de 2006. O texto diz que as secretarias municipais de saúde poderão ser gestoras ou gerentes do SVO que, independentemente do porte, funcionarão ininterruptamente.
Causa da morte
O SVO tem como finalidade investigar clinicamente, a partir de exames, a causa da morte dos pacientes internados nas unidades de saúde ou de pessoas falecidas em residências ou ambientes públicos. Diferente do Instituto Médico Legal (IML), que funciona para esclarecer morte por causas violentas ou acidentais, o SVO tem a função de pesquisar os motivos do óbito por morte natural, em consequência de alguma patologia que não pode ser identificada pelos métodos clínicos habituais ou em óbitos ocorridos sem assistência médica.


( viu povo zé mané, banana nanica ? se vc não é da elite, espera na segunda tá ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

fotos da NICOLE de pijama sexy e banho da VIVIANE

policia prende suspeito de atirar e,rapaz numa loja em SOROCABA

ANDRESSA URACH nua na fazenda teatro, combinado.