trocar carro por bicicletas em SOROCABA, será que a prática vai ?


Júlio César França usa a bicicleta para trabalhar todos os dias
Júlio César França usa a bicicleta para trabalhar todos os dias
A partir da próxima segunda-feira o sorocabano poderá usar bicicleta de graça para se deslocar de casa ao trabalho, a fim de substituir ou complementar o transporte individual ou coletivo motorizado.
Mas os usuários têm dúvidas sobre a eficácia do serviço, batizado pela prefeitura de IntegraBike. O supervisor de tecnologia de informação Júlio César França, 47 anos, um entusiasta da ideia, é um dos potenciais usuários das 120 bicicletas espalhadas por 15 estações da cidade (a maioria estão posicionadas no Centro; quatro estão na zona norte, no eixo das avenidas Itavuvu e Ipanema).
Na opinião dele, a ideia é boa, mas nem todos poderão usufruir diariamente. “Eu, por exemplo, carrego muito material pesado. Nem sempre posso usar a bicicleta. É uma opção, não será uma regra, não deve aliviar tanto o trânsito”, diz.
Já para o motoboy  Guilherme Lima, 25, o número de bicicletas é pequeno para uma população de 686 mil habitantes. “Se a ideia é integrar de verdade, deveriam espalhar mais totens e bikes pela cidade inteira.”
Começa na sexta/ Segundo o  prefeito Vitor Lippi, o sistema será aberto para cadastro na segunda-feira e a operação na sexta, mas ficará um ano em fase de testes. “Analisaremos o sucesso do programa e o envelhecimento das bicicletas. Colocamos poucas unidades na cidade para não desperdiçar dinheiro público”, comenta.
O investimento do Poder Público, em 12 meses, será de R$ 708 mil para manter todas as bicicletas na rua e em ordem à disposição do público. “A empresa que venceu a licitação fará a manutenção e a reposição delas com uma carreta móvel”, explica o presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Renato Gianolla. “O usuário poderá ver online, pela internet, a disponibilidade das bicicletas.”
Quem quiser usar a bicicleta pública, que tem um cesto vermelho no guidão, deverá fazer o cadastro na Casa do Cidadão ou no Terminal São Paulo. Depois, basta ir à uma estação, passar o cartão de transporte e retirar a bike. “O serviço vai ajudar a divulgar essa importante opção de transporte”, conclui Renato  Gianolla.
Monitores da Serttel vigiarão bicicletas
Segundo a Urbes – Trânsito e Transportes, os usuários serão orientados nos primeiros dias do IntegraBike. A vigilância será feita pela Guarda Civil Municipal e suas câmeras da Central de Operações e Inteligência. “A escolha  das localizações de cada estação  foi estratégica. Estão posicionadas próximo de câmeras”, avisa Renato Gianolla.
98 mil
reais poderá ser a receita mensal da Serttel se conseguir vender anúncios para os espaços de totens e paralamas das bicicletas. Total anual de R$ 1,2 milhão para monitorar estações e emprestar e repor 120 bicicletas
92
quilômetros de ciclovias foram entregues até agora ( pra quem vive reclamando que ta gordo(a) olha ai, o BRASIL tem de ser igual a HOLANDA por ex , onde carros e motos são minorias.)

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