quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

aparelho novo de radiologia em SOROCABA ? ah reclamem pro bispo





Uma possível solução para os problemas enfrentados por pacientes de oncologia de Sorocaba e região, um segundo aparelho de radioterapia deve ser entregue somente em dezembro deste ano para a Santa Casa da cidade. De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Antônio Fernandes, esse é o prazo dado pelo Ministério da Saúde para a conclusão da obra do novo local, dentro do hospital, que vai abrigar o aparelho, aguardado há quatro anos pelo município. O Ministério informou que o processo está em fase final de licitação.
Atualmente, existe apenas um equipamento de radioterapia para Sorocaba e outros 47 municípios compreendidos pelo Departamento Regional de Saúde 16 – que está localizado na Santa Casa e tem mais de 30 anos de funcionamento. “É um equipamento para 2 milhões de habitantes, sendo que o normal é um a cada 500 ou 600 mil moradores”, afirma o secretário. Desde outubro do ano passado, o hospital parou de receber novos pacientes por falta de vagas. “Hoje, nós voltamos a oferecer o serviço, só que em outras cidades, porque aqui está saturado”, reconhece.
Em 2012, Sorocaba foi contemplada pelo programa de expansão de radioterapia, do governo federal, e o pedido de dois equipamentos – um para a Santa Casa e outro para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) – foram aprovados. O secretário explica, no entanto, que a área em que começou a ser construída a estrutura para receber o aparelho foi recusada pelo Ministério da Saúde, que a considerou condenada. Com isso, outro local foi definido pela pasta, que fica ao lado do atual setor de oncologia do hospital, onde funcionava uma clínica do convênio Santa Saúde.
De acordo com Fernandes, a nova área já foi aprovada pelo Ministério da Saúde, que se comprometeu a finalizar a construção até dezembro. “As exigências feitas são pelo modelo padrão existente em todo o País, em que o aparelho já é entregue com a estrutura adequada”, explica. Segundo ele, toda a estrutura iniciada no antigo local terá que ser refeita e a obra antiga continuará do jeito que está. Ainda conforme o secretário, a promessa é de que o aparelho para o CHS seja entregue até abril de 2017. O Ministério prevê um prazo maior, fevereiro de 2018..
( a anos atras eu disse, as cidades da região tudo dependem de SOROCABA, a STA CASA recebe ou recebia ( agora não sei) todo mundo, gente de vários lugares , suas cidades nunca moveram uma palha pra evoluírem e melhorarem seu sistema de saúde.
agora deu no que deu, sorocabanos dependendo de GUARULHOS por ex, toma povo, este ano tem eleição viu ?)

Nenhum comentário: