transito de SOROCABA está um caos só






A frota de veículos automotores em Sorocaba cresceu quatro vezes mais do que a população sorocabana em uma década. O número de moradores em Sorocaba aumentou em 20,33% do ano 2000 para 2010 enquanto o de veículos elevou em 81,70% no mesmo período. O crescimento do número de motos foi o maior quando comparado com todos os outros veículos, enquanto os ônibus registraram a menor ascensão. As consequências são sentidas pelos motoristas que enfrentam o trânsito no dia a dia. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), em 2000 havia 168.597 veículos automotores licenciados em Sorocaba e em 2010, 306.338, aumento de 81,70%. Já o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apurou a população de 493.468 habitantes no ano 2000 e 593.775 em 2010. A frota de automotores em abril deste ano, segundo o Detran, era de 366.823.

Taxista há 30 anos, Cícero Rodrigues, 62 anos, diz que sente diariamente os reflexos do aumento de veículos nas ruas. "Percebo como ficou mais difícil transitar e o quanto o trânsito ficou caótico", opinou. Segundo Cícero, as piores situações são enfrentadas na rua Hermelino Matarazzo e na avenida General Carneiro. "Em geral, tanto o excesso de carros como de motos geram muito incômodo", afirmou. Para Cícero, não há como melhorar o trânsito com tantos veículos circulando ao mesmo tempo a não ser que as pessoas comecem a usar os ônibus. Ele também sugere uma ação pontual para amenizar a situação nas imediações da rodoviária, onde tem o ponto. Questionada a respeito dos números do Detran e sobre o pouco crescimento na quantidade de ônibus em Sorocaba, a Urbes Trânsito e Transportes informou que responderá nos próximos dias.

Para outro taxista com também 30 anos de experiência, Adalberto Fiuza, 51 anos, os mesmos ônibus que mais podem contribuir para tirar os veículos das ruas também são os que mais atrapalham o trânsito por conta de seus tamanhos e velocidade. "Precisa tirar os ônibus do centro, da rua Comendador Oeterer e até da rua Álvares Soares, a gente não consegue andar por causa dos ônibus, às vezes mais de dez, parando (para os passageiros embarcarem ou desembarcarem", descreve. Quanto aos automóveis, ele diz parecer que os motoristas não fazem caminhos alternativos e insistem a passar pelo centro quando precisam atravessar a cidade. Afirma que os congestionamentos aumentaram muito de um ano para cá. Sobre as motos, reclama que, diferente da cidade de São Paulo, ao invés de manter um corredor em determinado local da pista, insistem em passar por ambos os lados. O também taxista Ezequiel Andrade, 68 anos, diz que tem muito motorista dirigindo incorretamente, tanto em carros como nas motos. Segundo ele as motos fecham os motoristas e muitas vezes chutam os carros. Para ele os ônibus não atrapalham.

A frota de motos cresceu mais de uma vez e meia em Sorocaba quando comparado 2002 com 2012. O repositor Wellington Henrique Santa da Silva, 20 anos, tem carro e moto, mas evita sair de carro, até mesmo aos finais de semana. "Por causa da quantidade de trânsito a moto tornou-se mais rápida, além de ser econômica". Ele reclama que alguns motoristas são irresponsáveis e cruzam na frente sem prestar a atenção. O montador de móveis, Anízio dos Anjos, 42 anos, também tem carro e moto e usa mais a moto pelos mesmos motivos. Para ele os motoristas de carros ignoram as motos e ainda dizem que os motociclistas estão errados. O vigilante William Vasques, 44 anos, afirma que enquanto leva 1h20 para deslocar-se de ônibus do centro à avenida Itavuvu, ele faz o mesmo percurso com a moto em 15 minutos. Ele também reclama do desrespeito no trânsito, tanto por parte dos motoristas como de motociclistas. A aprendiz Danielli Rosignholi, 19 anos, evita andar de ônibus por causa da lotação e do tempo da viagem. Cita que a moto tem a vantagem de ser mais rápida e a desvantagem de ficar muito exposta a acidentes.( LULA, disse no RATINHO que muita gente não gosta dele, pq no seu governo, muita gente pode ter carro, pois é ta ai, qualquer zé ruela de periferia ta com pelo menos um maiado na rua, ou moto.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

fotos da NICOLE de pijama sexy e banho da VIVIANE

policia prende suspeito de atirar e,rapaz numa loja em SOROCABA

ANDRESSA URACH nua na fazenda teatro, combinado.